Translate

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Dicas para escrever (mais ou menos) bem

Agora há 5 anos deu-me uma de escritora, é verdade que eu escrevo imenso demais até mas quando me pedem para escrever eu fico a zeros sem saber o que fazer. Só porque escrevo não quer dizer que vá ser escritora, publicar um livro ou meia dúzia deles e ganhar um Nobel.

CALMA!  Eu escrevo por gosto, não só poemas apesar de ser das únicas coisas que publico aqui mas também textos, estórias. E sim, eu sei que não tenho lá muito jeito com poesia mas que se lixe os poemas são meus é o que consigo postar.

Então e sem mais rodeios vou deixar aqui umas dicas para os futuros escritores. Para aqueles que têm um sonho e querem lutar por ele não é o meu caso.


Dicas para escrever bem (livros de ficção que é a única coisa que percebo razoavelmente) :

  • Em 1º lugar, RELAXA! Para escrever é necessário um bom ambiente (há quem goste de uma música de fundo calma), pega nalgumas folhas ou num caderno em branco, senta-te ou deita-te e (depois de comer) podes começar.
  • Não inventes desculpas! Não penses que ter um mau dia, o teu(tua) namorado(a) acabou contigo, perdeste o emprego, tiveste negativa a matemática minha desgraça, o peixinho da tia-avó do namorado da tua prima morreu... A não ser que tenhas dito um acidente e não consigas mexer os dedos aproveita tudo ao teu redor, qualquer coisa pode desencadear a máquina confusa que é o teu cérebro e sem dares por ti... BAM!! Escreveste duas folhas em 30min ou menos !! o/  Yeih!!! Parabéns para ti.
  • Não te apresses, a inspiração não vem do nada como dei a entender tens que procurar pacientemente por ela, apesar de muitas vezes aparecer sem avisar ser mais observador. Podes até te inspirar ao ver um ovo a fritar! E olha que já me inspirei em coisas piores!
  • Lê imenso!! Ajuda e não é pouco.


Agora quanto ao escrever per se:

  • Começa por escrever pequenas estórias, poucas páginas sem personagens muito complexas, apenas para experimentar.
  • Fala sempre sobre temas que conheças bem! Não te ponhas a escrever sobre a moda do séc. XVIII quando nem usas as meias da  mesma cor. Mais importante, nem sempre a Internet ajuda, às vezes é só um idiota qualquer a gozar contigo. E se for para escrever que o carro tem 5 cavalos ou que o Manel conduzia um Ferrari que parecia um Porche que tinha um motor de um BMW... mais vale nem escrever.
  • Agora uma dica que nem eu sigo. Não percas demasiado tempo no teu 1º «livro» até porque provavelmente quase de certeza não chegará a ser livro. Há que ser realista, as 1as tentativas raramente podem ser consideradas sequer textos.
  • Procura a opinião de terceiros. Não da mãe, nem do pai ou do namoradinhe, e muito menos de amigas(os) esses nunca, mas NUNCA te vão dizer que o que escreveste está uma porcaria mesmo que não percebam nada.
  • Nada de sonhar muito alto. Isto é mais um conselho do que uma dica mas é a 1ª coisa que deveria ser dita aos sonhadores. Sim, tudo bem, queres ser famous e tal, ganhar um prémio de Literatura, dar autógrafos a torto e a direito, blá, blá, blá! Mas antes: You bettet work b****!
  • Escreve por gosto, se o fizeres apenas porque te disseram que era algo fácil e dá dinheiro, esquece! Não é fácil, raramente dá dinheiro e se não for por gosto nem da 5ª folha passa.
  • ÚLTIMO!! Mas não menos importante. Não tenhas medo de mostrar o teu trabalho! É melhor ouvir criticas negativas e aprender do que ficar meio século a escrever um livro que só vai interessar ao mendigo na hora de manter a fogueira.

E tem muitaaaaas mais coisas. Só escrevi o que me lembrei e, acho eu, o essencial.

Fica bem. Por hoje é tudo.  :)

Sem comentários:

Enviar um comentário